Resumo
Os acidentes de transporte terrestre (ATT) ceifam milhares de vidas todos os anos, do mesmo modo que provocam sequelas importantes e permanentes em várias pessoas durante seu curso existencial, tendo como fatores contribuintes o uso de substâncias que alteram o nível de consciência e a imprudência nas estradas. O presente estudo objetiva-se caracterizar os ATT da cidade de Petrolina/PE, a partir da demanda atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Trata-se de um estudo descritivo sobre acidentes ocorridos no município, alicerçado pelo total de ocorrências atendidas pelo SAMU do município durante o período de 2018. As informações foram coletadas da base de dados do SAMU. A cidade fica localizada no interior de Pernambuco e tem um grande volume de chamados para atendimento de ATT, sendo considerado um fator alarmante, haja vista que é classificado como um sério problema de saúde pública no mundo. Verifica-se que o pedido para prestação de socorro para os motociclistas tem prevalência superior a 70% em relação ao número total de ocorrências, com destaque numérico em todos os meses de 2018. Nesse sentido é necessária a adoção de medidas efetivas quanto a educação no trânsito para a comunidade, na elaboração de normas, bem como a co-responsabilização e colaboração de outros setores e comunidade, no intuito de amortizar os índices de acidentes, sequelas e óbitos.
Referências
Mandacarú PMP, Rabelo IVM, Silva MAA da, Tobias GC, Morais OL de. Óbitos e feridos graves por acidentes de trânsito em Goiânia, Brasil - 2013: magnitude e fatores associados. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 27, n. 2, e2017295, June 2018 . http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742018000200005&lng=en&nrm=iso.
Jesus VF, Siqueira LG. Causas associadas aos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas: revisão integrativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2017; 7:e1514. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1514.
Silva DRD. Violência no trânsito envolvendo jovens em municípios da região Oeste do Paraná: comprometimentos da força de trabalho para projetos de desenvolvimento [Tese de Doutorado]. Toledo: Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/2923.
Mendonça MFSD, Silva APDSC, & Castro CCLD. Análise espacial dos acidentes de trânsito urbano atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: um recorte no espaço e no tempo. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2017; 20:727-741. ISSN 1980-5497. https://doi.org/10.1590/1980-5497201700040014.
Moreira MR, Ribeiro JM, Motta CT, & Motta JIJ. Mortality by road traffic accidents in adolescents and young people, Brazil, 1996-2015: will we achieve SDG 3.6?. Ciência & saúde coletiva. 2018; 23(9): 2785-2796. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.17082018.
O’Dwyer G, Konder MT, Reciputti LP, Macedo C, Lopes MGM. O processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil: estratégias de ação e dimensões estruturais. Cad Saude Publica [Internet]. 2017;33(7):1–14. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000705010&lng=pt&tlng=pt.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.600, de 7 de julho de 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). [texto na Internet]. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF); 2011. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1600_07_07_2011.html.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Petrolina – População. 2018. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/petrolina/panorama.
Plano Municipal de Saúde de Petrolina-PE Exercício 2018/2021. https://saude.petrolina.pe.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/PMS-2018-2021-Petrolina.pdf.
Kunzler L. Influência das características técnicas do pavimento rodoviário na ocorrência de acidentes: estudo de caso da RSC-472 [Monografia]. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). 2018. https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/5308.
Leopoldo K, Leyton V, & Oliveira LGD. Uso exclusivo de álcool e em associação a outras drogas entre motoristas de caminhão que trafegam por rodovias do Estado de São Paulo, Brasil: um estudo transversal. Cadernos de Saúde Pública. 2015; 31:1916-1928. https://doi.org/10.1590/0102-311X00047214.
Damacena GN, Malta DC, Boccolini CS, Souza Júnior PRB de, Almeida W da S de, Ribeiro LS, et al. Consumo abusivo de álcool e envolvimento em acidentes de trânsito na população brasileira, 2013. Cien Saude Colet [Internet]. 2016;21(12):3777–86. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001203777&lng=pt&tlng=pt.
Almeida ND, Roazzi A, & Dias MR. A intenção de evitar o consumo de álcool ao dirigir. Estudos de Psicologia. 2016; 33(1):137-150. https://doi.org/10.1590/1982-027520160001000014.
Rang, HP.; Dale, MM.; Ritter, JM.; Flower. Rang & Dale Farmacologia. Elsevier Brasil, 2015. RJ.; Rang & Dale Farmacologia, 8ª ed., Elsevier: Rio de Janeiro, 2015.
Brasil. Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008. Altera Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que 'institui o Código de Trânsito Brasileiro', e a Lei no 9.294, de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4o do art. 220 da Constituição Federal, para inibir o consumo de bebida alcoólica por condutor de veículo automotor, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2008 jun 19;Secão 1:1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11705.htm.
Aguiar DG, Sousa OC, Matos PVC, Santos FM, Lopes EP, Rodrigues RL, & Rêgo MAV. (2019). Internação hospitalar de motociclistas acidentados no estado da Bahia/Hospital hospitalization of bikers in the state of Bahia. Brazilian Journal of Health Review. 2019; 2(2):1018-1038. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/1292.
Mattei LM. " A estrada vai além do que se vê": uma análise sobre impactos sociais de concessões de rodovias. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social) – Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2017. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23785/1/Leana%20Morena%20Mattei.pdf.
Medeiros WMDC. Acidentes de transporte terrestre, não fatais, no Brasil: fatores associados e efeitos sobre a percepção do estado de saúde das vítimas. Tese (Pós-Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24957/1/WilmaMariaDaCostaMedeiros_TESE.pdf.
Oliveira NLB, Souza EM, Cunha GZ. Mortalidade de motocicletas em acidentes de trânsito: tendência temporal entre 1997 e 2012. Ciência, Cuidado e Saúde, 2017, 16(1). https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v16i1.36344.
Araújo MRL. Educação para o trânsito e consciência social: práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos em uma escola estadual de João Pessoa/PB. [trabalho de conclusão de curso]. 2018. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1121.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde