A importância da criação de uma revista científica em saúde, pelo HU-UNIVASF, para a comunidade acadêmica do Vale do Submédio São Francisco
PDF

Categorias

Resumo

É um prazer muito grande ser umas das autoras escolhidas para escrever o primeiro editorial da Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde (RECIS), na qual, eu sou a editora-chefe. Esse editorial irá falar sobre como surgiu a RECIS e qual os seus principais objetivos.
A ideia de criamos uma revista científica aconteceu na primeira reunião da nova Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP), no início do mês de agosto de 2020, onde o nosso Gerente Professor Dr. Marcos Duarte Guimarães queria saber quais eram as ideias para a nova gestão que estava se formando.
Dentre as minhas vontades, havia a criação de uma revista científica, para que os alunos, assim como, os profissionais do Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF/EBSERH) tivessem oportunidade de publicar e divulgar seus conhecimentos gerados durante o período acadêmico, no caso dos alunos, como também, o conhecimento gerado durante as atividades do dia a dia, no caso dos nossos profissionais de saúde. Primeiramente, eu pensava em criar uma revista científica para a comunidade acadêmica do Vale do Submédio São Francisco e para os meus colegas do HU-UNIVASF, mas, atualmente, vejo que a RECIS tem potencial para publicar trabalhos realizados na nossa região, assim como, trabalhos de qualquer região do País, tendo uma abrangência nacional.
A RECIS foi criada sem nenhum patrocínio e sem nenhum especialista no assunto, mas, em contrapartida, teve uma equipe multiprofissional muito dedicada, o que fez com que o sonho de dar oportunidade aos alunos e aos colegas virasse realidade.
Atualmente, a RECIS possui um corpo editorial formado por profissionais de diferentes áreas e de diferentes regiões do Brasil, o que fortalece a revista e fará com que ela se torne uma revista de qualidade.
Eu, como docente, acredito que todo o professor tem como objetivo, além de mediar e transferir conhecimento, dar oportunidade, pois é através das oportunidades que transformamos as vidas dos nossos alunos. Vejo a RECIS como uma oportunidade para os nossos alunos, assim como para os profissionais do HU, iniciarem suas atividades científicas e tornarem público os conhecimentos gerados. É sabido que na área da saúde, todos protocolos utilizados na assistência aos pacientes, são construídos através de pesquisas e isso ficou bem claro com a pandemia, onde sempre se esperava as publicações dos artigos científicos para construir os protocolos institucionais. Agora, o HU-UNIVASF tem uma revista científica que proporcionará a divulgação de resultados de pesquisas que contribuirão para o desenvolvimento da humanidade.
Espero que todos aproveitem a oportunidade e ajude a gerar conhecimento, pois ele é fundamental para realização de qualquer atividade realizada na área da saúde.
Com muito carinho,
Dra. Carine Rosa Naue
Bióloga, Microbiologista e Chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UNIVASF

https://doi.org/10.51909/recis.v1i1.82
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde