Prática Ensino-Serviço: Descontinuação Segura De Benzodiazepínicos No Território Do Vale Do São Francisco
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Palavras-chave

Benzodiazeazepínicos
Educação em Saúde
Desprescrição
Atenção Primária em Saúde

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Resumo

A pandemia da Covid-19 deixou as pessoas em completo estado de alerta, com nível elevado de estresse e incertezas diante do futuro e esse panorama favoreceu o consumo de medicamentos pertencente a classe dos Benzodiazepínicos (BZD) para tentar “normalizar” esses sinais de alerta do organismo.  Os BZD possuem a capacidade de causar sedação, com propriedade hipnótica e ansiolítica, sendo recurso útil e confiável para induzir o sono e adaptação ao estresse, mas seu uso indiscriminado pode trazer sintomas e sinais desagradáveis, como dependência química e tolerância, bem como o aumento do risco de fraturas ósseas, especialmente na comunidade idosa. Assim, o objetivo deste relato de experiência é ressaltar a importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de educação em saúde durante o acompanhamento domiciliar e /ou ambulatorial de pacientes em descontinuação do uso de BZD na comunidade do bairro Itaberaba, no município de Juazeiro-BA. Participaram deste relato profissionais ligados a equipe de saúde da família, residentes e profissionais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A dificuldade no manejo de retirada dos BZD em muitos pacientes se dá por conta da resistência ao abandono com o argumento da dificuldade em dormir ou a irritabilidade após retirada. O advento da abstinência foi bastante relatado. A educação em saúde é o elemento central no sucesso farmacoterapêutico, logo que a participação do usuário na resolução de seu quadro clínico torna-se mais ativa conforme o conhecimento dos recursos farmacológicos são passados. Fortalecer os laços entre comunidade e unidade são basilares, ainda mais considerando a complexidade que é fazer o acompanhamento de pacientes em diferentes graus de sofrimento mental.

https://doi.org/10.51909/recis.v3i2.202
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