Mapeamento das inovações tecnológicas em dois laboratórios clínicos no Vale do São Francisco
PDF

Palavras-chave

Diagnóstico
Radar de Inovação
Saúde

Categorias

Resumo

Os laboratórios de análises clínicas prestam serviços fundamentais para saúde, pois através da realização de exames laboratoriais são obtidos diagnósticos que constatam doenças e as condições de saúde do paciente. Esses serviços variam desde a coleta de diferentes amostras biológicas à análise propriamente dita e emissão dos laudos. Muitos laboratórios limitam sua oferta de serviços por vários fatores como a falta de equipamentos modernos, análises detalhadas, profissionais especializados. Para mudar isso, é preciso que a inovação laboratorial esteja presente, modernizando os métodos desde a recepção do cliente até as análises dos exames e disponibilização dos resultados. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as inovações em dois laboratórios de análises clínicas, sendo um público (Petrolina-PE) e um privado (Juazeiro-BA). Para isso foi aplicado um questionário aos gestores de dois laboratórios, contendo 11 dimensões sobre Oferta, Cliente, Relacionamento, Processos, Organização, Cadeia de Fornecimento, Rede, Ambiência Inovadora, Soluções e Agregação de Valor, adaptados do SEBRAE.  A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da UNIVASF, estando registrada sob o número CAAE: 28789519.7.0000.5196. Nos quesitos gerais, ambos os laboratórios foram classificados como pouco inovadores. As dimensões “Oferta”, “Processos” e “Ambiência Inovadora” tiveram maior destaque, pois os dois laboratórios apresentaram maior média nesses quesitos. A partir desse estudo foi possível uma compreensão da situação da inovação nos laboratórios clínicos pesquisados, tendo um panorama de como os laboratórios estão buscando a melhoria de seus serviços. Este foi um dos primeiros estudos nessa temática na região, o que vem a contribuir com a geração de conhecimentos dos serviços prestados por este setor, bem como impulsionar melhorias nas dimensões apontadas com maiores fragilidades.

https://doi.org/10.51909/recis.v2i3.181
PDF

Referências

Sebrae. Estudo sobre Laboratórios Baianos de Análises Clínicas. 2016. Disponível:http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/d4be1c3098d83ea75d50997f2c77b41a/$File/7368.pdf

Castells M. A sociedade em rede, Paz e Terra. v. 1. Informação & Sociedade: Estudos, 1999; 10(2). São Paulo, SP.

Smith K. Science, Technology and Innovation Indicator: a guide for policy makers - IDEA Report 5. Oslo: Step Group, 1998; Disponível :https://www.step.no/Prejectarea/idea/idea5.pdf

Matesco VR. Inovação Tecnológica das Empresas Brasileiras: a diferencia-ção competitiva e a motivação para inovar. 1993; Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Hronec SM. Sinais vitais: usando medidas de desempenho da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. 1994; São Paulo: Makron Books.

Garcia FJ. Um estudo sobre as formas de inovação e os critérios de avaliação dos prêmios de inovação. 2008; Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.

Sawhney M, Wolcott R; Arroniz I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, Cambridge, 2006; v. 47, n. 3, p. 75-81, Spring.

Schumpeter JA. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico, 1982; Abril Cultural, São Paulo, SP.

Bachmann DL, Destefani JH. Metodologia para estimar o grau das inovações nas MPE. 2008; Curitiba: SEBRAE.

Neto ATS, Teixeira RM. Mensuração do Grau de Inovação de Micro e Pequenas Empresas: Estudo em Empresas da Caceia Têxtil-Confecção em Sergipe, 2012; Publicado em: Encontro da ANPAD.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2005; 3. ed. Porto Alegre: Bookman.

Salerno JRK. Radar da inovação: um estudo de aplicação em empresas prestadoras de serviço de saúde no Distrito Federal – DF. 2008; Fundação Dom Cabral. Programa de Mestrado Profissional em Administração. Nova Lima – MG.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde