A realidade virtual na reabilitação do equilíbrio e da marcha em lesões neurológicas: revisão bibliográfica

Resumo

A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia, que proporciona ao usuário uma interação com um sistema operacional, em tempo real, levando a sensações próximas da realidade, com sentimentos de presença. Sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada no tratamento fisioterapêutico, surgindo para auxiliar na reabilitação de diversas ocasiões e objetivos, como a reabilitação de indivíduos com lesões neurológicas. O objetivo é realizar um levantamento bibliográfico sobre a eficácia prática da aplicabilidade da RV associada a reabilitação fisioterapêutica no equilíbrio e marcha de indivíduos adultos com lesões neurológicas. Trata-se de uma revisão da literatura, descritiva. A coleta foi realizada em outubro e novembro de 2019, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Physiotherapy Evidence Database utilizando referências de 2014 a 2019. Os estudos mostraram diferenças entre os grupos que realizaram a reabilitação associada a RV e os que não utilizaram a RV, pois a RV fornece ambientes que são difíceis de serem executados, fazendo com o que o indivíduo viva novas experiências, estimulando sua neuroplasticidade e o aprendizado motor, por isso se torna mais eficaz do que apenas a reabilitação convencional. De acordo com a literatura, conclui-se que os estudos relatam efeitos positivos no treinamento fisioterapêutico de equilíbrio e marcha associado a RV, além de trazer outros benefícios para os indivíduos, comparado com o tratamento fisioterapêutico convencional

https://doi.org/10.51909/recis.v2i3.142
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